sexta-feira, 29 de outubro de 2010

Especial, homenagem aos 25 anos do NINTENDINHO.

Esse é o NES


     Conhecido como Nintendinho no Brasil, o console mede 25cm por 20cm por 8,9cm. Ao seu lado na imagem está o agora icônico controle, que se liga ao aparelho por meio de um dos dois conectores pretos na lateral direita do produto.


 
Uma visão lateral
 
O NES foi um dos primeiros consoles (o primeiro nos EUA) a ser lançado com saídas de áudio e vídeo (A/V) separadas. Atualmente, elas são comuns e até ultrapassadas, mas em 1985 essas saídas só estavam presentes em videocassetes e TVs mais sofisticadas.


 
 
Do outro lado
 
    Da esquerda para direita nós vemos o conector de força, uma chave seletora de canal (para escolher qual canal da TV irá exibir o game), e uma saída RF que leva o som e imagem para a TV.


 
 
A misteriosa porta de expansão
 
    Na parte de baixo do NES há uma pequena tampa plástica que, quando removida, permite acesso a uma porta de expansão. O conector de verdade é coberto por uma aba quebrável de plástico, o que mostra o quanto a Nintendo pensava que isso seria usado.


 
 
Abrindo a caixa
 
    Agora é hora de desmontar o NES. Após remover seis parafusos, a parte de cima do console sai facilmente, expondo as entranhas do videogame - ainda presas à parte de baixo do aparelho nesse ponto.


 
 
Mecanismo de cartucho
 
     O sistema único de inserção e carregamento de cartuchos do NES determinou muitos elementos do design do console, incluindo seu tamanho e formato. Para operá-lo, bastava colocar o jogo e empurrá-lo para baixo para prendê-lo na base antes de ligar o sistema.


 
 
Libertando a placa mãe
 
    Nessa imagem, desparafusamos o conjunto da placa mãe/bandeja do cartucho (esq) e a removemos da parte inferior do gabinete. As chaves de ligar e reset se conectam à placa mãe via um pequeno maço de fios, assim como os conectores do controle.


 
 
Quase irmãos
 
    Agora que terminamos com o console vamos ver outros componentes importantes do NES. Aqui temos o jogo “Super Mario Bros.” ao lado do NES Control Pad, que revolucionou o design dos joysticks. A seguir vamos conhecer ambos “por dentro”.


 
 
Comandos em ação
   
    Todos os controles externos (com exceção dos botões Start e Select) são feitos de plástico duro sobre mantas de borracha flexível e trilhas condutivas sob elas.


 

Por dentro do jogo

     Surpreendentemente, o núcleo de um cartucho ocupa muito pouco espaço dentro de sua carcaça plástica. A placa na imagem contém dois chips ROM: um armazena o programa do jogo, e o outro os dados gráficos.



Créditos: PCWorld

Nenhum comentário:

Postar um comentário